TEOLOGIA DA DESCONSTRUÇÃO 4 – O Deus que desconstrói toda expectativa humana de Deus

6627387511_799384eeb4_b

Com a queda do ditador vista no texto passado começou a ruir tudo o mais e experimentei uma felicidade indescritível. Não que eu já estivesse pleno em relação a esta revelação, como disse no texto anterior, isto é matéria para a eternidade. Mas me senti como criança dando uma dedada num delicioso bolo, quente demais para comer, mas que já dera pra sentir o gostinho, e era delicioso. Não que eu tivesse atingido a perfeição, mas eu tinha a certeza de uma coisa, a perfeição já tinha me atingido.

A palavra que nocauteou a estátua foi me dada enquanto lia o evangelho de Mateus, quando me deparei com o capítulo 17, entre os versos primeiro e oitavo, o texto dizia o seguinte: Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e os irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com Ele. Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas, uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é meu filho amado, em quem me comprazo a ele ouvi. Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais! Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão somente a Jesus.

Esta palavra caiu como uma bomba em meu peito. Naquele momento era como se tivesse ouvido a voz de Deus me respondendo a pergunta que tinha feito naquela linda noite. Jesus havia destacado alguns de seus discípulos, Pedro, Tiago e João e subiu com eles a um alto de um monte. De repente, algo extraordinário aconteceu, Jesus cumpre sua palavra, dada no verso vinte e oito do capitulo 16.

Aqueles homens estavam presenciando Jesus em sua glória. Seu rosto resplandecia como o sol, suas vestes se iluminaram. Sem muitas explicações Moisés e Elias se fizeram presentes e conversavam com Jesus como bons amigos. Mas ainda não era tudo. Surpreendentemente o próprio Pai se manifesta na nuvem de glória, pois tinha um recado importante para me dar, dois mil anos depois deste evento, algo que mudaria ainda mais minha vida, e quem sabe pode mudar a sua.

“Você quer mesmo saber que Eu Sou?”, foi o questionamento que inundou minha consciência. “Este é meu filho amado, em quem tenho todo o meu prazer, Jesus, é a Ele que você deve ouvir. Se você quer saber como eu penso, como eu ajo, como Eu Sou, este é meu Filho amado, a Ele ouvi.” Foi assim que Deus respondeu em primeira instância, minha oração.

Posteriormente o texto dizia que, ao ouvir a voz que saía da nuvem, os discípulos caíram com o rosto em terra, atemorizados, mas Jesus se aproxima deles e lhes toca dizendo: “Não temam, levantem-se”. Foi ai que mais uma vez a voz de Deus foi ouvida em meu coração de maneira significativa e bela.

O texto diz: “Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão somente a Jesus.” As figuras de Moisés e Elias haviam desaparecido. É como se Deus estivesse me dizendo, diante do meu filho amado, é desnecessário o testemunho de quem quer que seja, para a revelação de quem Eu Sou, “Ele é a plenitude da divindade”, “A expressão exata do meu ser”, e “Este é meu Filho amado, a Ele ouvi.”

Para mim, é como se Deus estivesse me dizendo: “A lei é insuficiente para me revelar”, representada aqui na figura de Moisés. “Os profetas são insuficientes para me revelar”, tendo Elias como a figura principal do profetismo. Diante de Jesus, o Cristo, e do holofote que o Pai acende sobre o Filho, não resta nenhuma alternativa mais apropriada e obediente, para Moisés e também para Elias, a não ser desaparecer do cenário do monte dando lugar Àquele que é tudo em todos.

Fiquei um tanto chocado a principio devido a minha religiosidade, pois Moisés e Elias representavam partes significativas das escrituras, a lei e os profetas. Quero deixar claro aqui que não as estou desmerecendo e nem suprimindo sua autoridade e valor, porções preciosas das escrituras; estou apenas afirmando categoricamente o que aprendi: o valor e autoridade das escrituras residem em testemunhar de uma pessoa, Cristo, além de a sua aplicabilidade e revelação estarem sujeitas à esta mesma pessoa, como um cânon.

Isto implica dizer que, uma vez diante de Cristo, é à Ele que devemos ir, e somente a Ele. Se não quisermos ser contados entre aqueles que foram alvo de sua critica que dizia: “Examinais as escrituras, porque julgais ter nela a vida eterna. São estas mesmas escrituras que testificam de mim, contudo não quereis vir a mim para terdes vida.” João 5:39-40. É a Ele que devemos buscar, Jesus, o Cristo, é a Palavra, o Verbo de Deus encarnado entre nós.

Uma das grandes dificuldades de se escrever, é que uma vez escrito, escrito está. E outra regra básica a todo escritor, se bem que não me considero um, tendo em vista o fato de que nem escrever eu sei e isto traz grandes dificuldades, é o fato de que não se pode ter controle sobre a interpretação do leitor; se bem que isto por um lado é até bom, por outro, sei que alguns distorcerão o que estou dizendo.

O que estou querendo dizer aqui é seguinte: muitos podem entendem a partir do que escrevi que estou relativizando o valor das escrituras. Não estou. Estou sim, dizendo que o que não passa pelo crivo de Cristo, não é palavra de Deus, a palavra de Deus é Jesus, o Cristo, e ponto final.

Satanás usou, no capitulo 4 do evangelho de Lucas, os textos das sagradas escrituras, para tentar a Jesus Cristo, porém com um espírito contrário incitando Jesus a ser autossuficiente, e a dar um espetáculo público de poder. Algo que fere a revelação de Deus trazido por Jesus Cristo, que culmina na cruz; do Deus que ama a descrição, e que mesmo tendo todo poder não se impõe por ele.

Se a identidade do Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, revelado a nós em sua encarnação, morte e ressurreição, estivesse sustentada no poder, jamais Ele poderia ser crucificado, pois isto seria uma negação de sua identidade. E a cruz não nos mostra um Deus poderoso, pelo menos não da maneira que entendemos poder, e sim um Deus, do ponto de vista do ser humano caído, fraco.

Como pode um Deus todo poderoso ser crucificado e morrer numa cruz? É isto o que significavam as ironias ouvidas por Jesus enquanto agonizava pregado na cruz. “Ó tu que destróis o templo e em três dias o reedificas! Salva-te a ti mesmo, se és o filho de Deus, desce da cruz!” Mateus 27:40. Para o coração humano caído, incapaz de amar o inamável, e que só entende a lógica do quem pode mais chora menos”. É impossível ser Deus e ser crucificado. Ou é Deus ou é crucificado.

Um Deus crucificado só é possível se a identidade de Deus não estiver no seu poder, e sim no amor. O Deus revelado em Cristo Jesus é o Deus que tem todo poder, mas que porém, é amor. E porque é amor, ama loucamente, a ponto de se fazer fraco, tendo em vista o bem de todos nós, alvos de seu amor.

Somente por este motivo Jesus o Cristo que é Deus, se deixou ser crucificado, e o Pai que é amor, como diz João: “Deus é amor”, pode entregar seu filho. “Pois Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16.

Sendo assim, gostaria de reiterar minha afirmação e deixá-la mais clara. Uma palavra, ainda que esteja contida nas sagradas escrituras, mas que em seu ensino ou proclamação não traz em si, a essência e o Espírito do Deus crucificado, manifestado em Jesus, o Cristo, é palavra do diabo, e não palavra de Deus. É letra que mata e escraviza, e não o Espírito que vivifica: é interpretação humana para a servir interesses escusos daquele que fazem da piedade fonte de lucro. Continua.

Alexandre.

Uma resposta para “TEOLOGIA DA DESCONSTRUÇÃO 4 – O Deus que desconstrói toda expectativa humana de Deus

  1. Sim tudo é verdade e sinto imensa alegria em poder estar de comum acordo. Em comunhão. Os chamados ouvem a Sua Voz, reconhecem a Sua Voz, é a o Verbo Vivo de Deus que se Manifesta, Exaltado seja o Cristo Verbo de Deus, rendo Graças e dou Glorias ao NOSSO REI Único Digno Verbo Vivo e Único Justo. Deus nos da a Vitoria por meio do Cristo Vivo que se Manifesta, amem.

Caso queira comentar, esta é a hora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s