você quer ser um discípulo de Cristo? II

(continuação…)

Humildade e serviço, características do verdadeiro discipulado

Continuando nosso olhar pelos evangelhos, podemos destacar também como características do discípulo, para um verdadeiro desenvolvimento do discipulado, o fato de que sempre o mestre será maior que o discípulo, e qualquer sentimento ou ação que o discípulo desenvolva no sentido que o faça parecer mais elevado que seu mestre inviabilizara o discipulado. “O discípulo não é mais do que seu mestre, e nem o servo maior do que o seu senhor.” Mateus 10:24.

294376_212411265494506_380354224_n

O que o contexto deste texto esta nos dizendo? Quando lançamos nossos olhares para os versículos anteriores, e também para o verso 25, percebemos que não adianta o verdadeiro discípulo esperar por tratamentos diferenciados, ou mais elevados, com relação aos que o mestre recebeu.

A bíblia é enfática em nos alertar que o caminho do discipulado leva ao caminho percorrido por Cristo. Fica, portanto impossibilitado ao discípulo, não colher os mesmos frutos que seu mestre colheu pelo caminho, se de fato o discípulo está nas mesmas pegadas de Jesus. “Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como o seu senhor.Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus servos domésticos.” Mateus 10:25.

Se somos discípulos de Cristo, teremos que nos acostumar com as injúrias, as perseguições, a oposição dos religiosos, dos amantes do tradicionalismo, como conseqüência do discipulado, “…ai de vós, quando todos de vós, falarem bem….”, caso contrario, é um forte indício de que não estamos sendo discípulos de Cristo, pois aprender de Cristo e manifestar na vida prática seus ensinamentos, é expor toda a malignidade do sistema religioso e do curso deste mundo, e não se pode fazer isto, sem que não haja oposição.

Este, “Basta ao discípulo ser como seu mestre…” , é indicativo de que se estamos aprendendo de Cristo, como Ele diz, “…aprendei de mim…” Mateus 11:29, não podemos esperar tratamentos ou frutos diferentes. E também há aqui uma definição do ser discípulo, toda ação e energia empregadas pelo discípulo devem ser colocadas nesta direção. O discípulo deve aspirar, ainda que isto seja um processo, ser como seu mestre, e isso basta. O que aparentemente, pode ser interpretado como uma ambição, no que se refere às aspirações do verdadeiro discípulo em se parecer com seu mestre, fica imediatamente descartada, ao olharmos para o Mestre, em questão, ou seja, Jesus Cristo.

sidejesusright

Os evangelhos nos mostram Jesus Cristo como alguém muito singular, e totalmente diferente da ideia de mestre de sua ou de qualquer época. Fica bem claro isto quando fazemos à conexão, entre o texto de Mateus 10: 24 e 25, com o texto de João 13:12 a 17, estes dois textos trazem em comum o mesmo ensinamento “…o servo não é maior que o seu senhor…” v.16.

Porém, a contribuição que os escritos de João nos trazem para o discipulado, se dá pela amplitude revelatória do caráter e missão do mestre em questão. Ser discípulo de Cristo é crescer para menos, e ter o serviço ao próximo, motivado pelo amor, como imitação plena daquele que é o único e verdadeiro Senhor e Mestre.

Portanto fica inviabilizada qualquer jactância, visto que, aspirar ser como o mestre, é aspirar por ser servo de todos. É dar sua vida para que a vontade de Deus se cumpra, é amar o inimigo e orar por aqueles que nos perseguem. E isto só é possível para aqueles que foram golpeados de morte pela cruz, que morreram em Cristo,“Estou crucificado com Cristo” Gálatas 2:19, e que receberam a vida de Cristo na sua ressurreição. Se você confessa a sua morte com Cristo, isto não pode ser algo dogmático, fruto de uma confissão vazia, mas pela graça de Deus deve ser uma experiência de fé e prática, “Porque assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta”. Tiago 2:26 .

Alexandre.

PÁGINA NO FACEBOOK

Caso queira comentar, esta é a hora!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s